sexta-feira, 3 de maio de 2013

Convite para um Homicídio por Agatha Christie

22224

Título original: A Murder is Annouced

Autor (a): Agatha Christie 

Editora: Nova Fronteira

Número de páginas: 269

Gênero: Romance policial


De repente toda a vizinhança lê no jornais: Convite para um homicídio, Little Paddock às 6:30h. Todos estão ansiosos para a brincadeira, mas são pegos de surpresa... ouvem um estalo e então as luzes se apagam. Pensaram que a brincadeira já havia começado, até que um homem mascarado abre uma porta, atira, e morre de um jeito misterioso. Nesse livro, a autora une suspense, humor, e mistério em mais esta aventura de Miss Marple, uma senhora miúda e frágil, que vai solucionar um estranho homicídio ocorrido no vilarejo de Chipping Cleghorn.

De todos os livros que li da autora, a maioria dos meus favoritos tiveram a presença de Hercule Poirot. Não vou dizer novamente o quanto gosto do detetive (todos já devem estar cheios de saber disso), mas de uns tempos para cá estou abrindo horizontes e estou mudando um pouco minha linha de leitura no quesito Agatha Christie. Em Convite para um Homicídio não vemos Poirot, mas sim Miss Marple, outra personagem muito famosa criada pela Rainha do Crime. Miss Marple é a senhora que vive no vilarejo de St. Mary Mead e atua como detetive. Marple é uma anciã fora do comum extremamente inteligente e capaz de desvendar mistérios aparentemente impossíveis. Minhas impressões sobre ela foram boas, mas achei que ela é muito fuxiqueira e ás vezes fala demais. Com toda certeza Marple perderia em uma partida de xadrez contra Poirot, mas no final acabei me apegando pela velhinha.

Assim como alguns outros livros de Christie, este começa de uma forma complicada e um pouco difícil de compreender. Nos deparamos com muitos personagens e muitos nomes para decorar. Mas aconselho: não desistam da leitura, a partir do terceiro capítulo o livro ganha um up e a história parece se desenvolver de uma forma mais fácil. É a partir deste capítulo que toda a trama principal acontece, o mistério que há de ser solucionado. No jornal Gazett há o anúncio: "Convida-se para um homicídio, a ter lugar na sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18:30. Espera-se a presença de todos os amigos da família, não haverá outra convocação." E a dona deste endereço não poderia ser ninguém mais do que Miss Blacklog que, afirma, não saber nada sobre o anunciamento da brincadeira. Mas na hora marcada convidados chegam e nas badaladas do relógio a escuridão surgi assim como um desconhecido com uma arma. Toda a história, assim como a investigação, parte daí.

Além de Marple atuando na investigação do caso, também temos o Inspetor Craddock, um sujeitinho pronto para descobrir toda a verdade sem deixar pontas soltas. Marple e Craddock fazem uma ótima dupla, mesmo não estando trabalhando lado-a-lado. Convite para um Homicídio é fácil de ser comparada com um episódio de uma série policial.

Em relação ás revelações e contra-tempos das investigações finais, achei que Agatha Christie novamente foi feliz com suas escolhas de personagens suspeitos. O final é tudo uma grande surpresa. O livro não apresenta comédia á não ser pelas últimas páginas da obra. Terminei o livro com um sorriso no rosto.

18 comentários:

  1. Ei Vini, tudo bem??

    olha, desde que conheci o seu blog, sempre que vejo QUALQUER coisa ligada a Agatha, eu sempre lembro de você! Não conheço esse livro, mas achei o título tão Agatha *-*. To com o Assassinato no Expresso do Oriente na minha fila de leituras. Quando começar, te falo =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Kel! Tudo bem sim ;)

      Anw, você é uma fofa! Realmente Agatha Christie é sensacional,
      Já li Assassinato no Expresso do Oriente, mas acho que mudaria o seu final. Vou deixar algumas indicações de livros que mais gostei da autora: O Caso dos Dez Negrinhos (o melhor de todos), A Morte no Nilo, Cartas na Mesa, Assassinato de Roger Ackroyd. Esses são meus preferidos, espero que leia algum dia.
      Bj bj!
      Vini

      Excluir
    2. Oi Vini!

      eu li Mansão Hollow e o Misterioso Senhor Quin! Mas suas sugestões estão super anotadas!!

      Excluir
  2. olááá Vini!

    Obrigada pela visita lá no meu blog :3
    E que ótimo me deparar com uma resenha do livro da Agatha, recentemente tive meu primeiro contato com a escrita dela com o livro Encontro com a Morte, e nem preciso dizer que adorei, bem construído, bem desenvolvido e nele o seu detetive favorito é presente HUAEHUAEUA. Agora pretendo aumentar minha lista de livros da Agatha porque ela é uma ótima escritora mds.

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa e me incentivou a ler Convite para um Homicídio \o

    Beijos, Nathália
    Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá, Nathália! Tudo bem com você?
      Ainda não tive o privilégio de ler "Encontro com a Morte", mas saiba que já está adicionado na minha lista de "vai ler" no Skoob. Que bom que gostou do livro, lerei o mais rápido possível ^^. Christie é simplesmente demais mesmo.
      Obrigado pelo elogio a resenha! :-bd
      Beijos e abraços!
      Vini

      Excluir
  3. Oi! Este é meu livro favorito da Agatha, e minha paixão pela leitura se iniciou com ele. Amo Poirot, mas Agatha é a rainha do crime então né, não tem muito o que falar =P

    tanaminhaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom ver mais uma amadora da Rainha do Crime por aqui!
      "Convite para um Homicídio" acabou por ser uma ótima leitura, bem empolgante e bem criada. Você também adora o Poirot? Palmas pra você > =D7
      rsrsrs.

      Abraços!

      Excluir
  4. Vou ler. Estava querendo mesmo algumas indicações de livros dela.

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, Theo.
      Os livros dela são arrebatadores de tão surpreendentes ;)

      Excluir
  5. Oi Vinicios, vi o seu comentário no meu blog e vim aqui conhecer o seu, gostei bastante :D

    Me sinto envergonhado por ser um grande fã dos livros da Agatha e nunca ter lido esse, mas o meu preferido mesmo é assassinato no expresso do oriente, foi o que mais me surpreendeu *_* Já leu?

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabricio!

      Então temos mai um fã da Rainha do Crime aqui no planeta Terra? rsrs.
      Já li sim Assassinato no Expresso do Oriente, Christie sempre nos surpreendendo com suas tramas, não é?
      :-bd

      Abraço!
      Vini

      Excluir
  6. Heyo, Vinicios!

    Eu a-m-o a Agatha!! Hercule Poirot está, com certeza, na minha lista de personagens mais queridos. Adoro o jeito com que sempre resolve tudo do jeito certo e na hora certa.
    Já pretendia ler Convite Para Um Homicídio mas, depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Só o título já deixa a pessoa desesperada para saber como é a estória, não é?? E a Miss Marple me deixou bastante curiosa.

    Estou seguindo o seu blog, adorei o banner (três das minhas séries preferidas <5) e o bg me conquistou. Serião. Faz um tempão que tento me concentrar em algum post mas sempre acabo voltando a atenção para as estrelas. dfhdufhudfhdufhudhf

    Cerveja Amanteigada
    www.thebutterbeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hey, Fernanda!

      Agatha Christie é d-e-m-a-i-s! Fico muito feliz que você também é uma grande fã do ilustre detetive com o bigode mais fantástico que existe, Hercule Poirot!
      Sempre tive muita curiosidade de ler Convite Para Um Homicídio, grande motivo disso é por causa desse título mesmo que nos trás uma curiosidade mais que enorme! Em relação á Miss Marple, achei-a muito fofa e esperta, mas não posso deixar de dizer que ela fala demais! rsrsrs.
      Sabe uma coisa que me deixa com grande curiosidade? O fato dos detetives Poirot e Miss Marple sempre falarem sobre o caso durante o livro, mas, justamente quando eles tem todo o mistério solucionado nas suas mentes, eles não o revelam sem a presença de uma grande platéia! Não tem como não amar esses dois mklamsklamkl.

      Muito legal saber que o desing do blog foi do seu estilo, Fê! Achar mais uma fã de Harry Potter, Desventuras em Série e Nárnia é prazeroso! Esse bg de estrelas, sou apaixonado. Saiba que também estarei visitando o Cerveja Amanteigada - perfeito título.

      Um grande abraço, Fê!
      Vini

      Excluir
  7. Na biblioteca que frequento eu sempre vejo esses livros estão sempre na estante!Lerei um assim que possível, gostei do enredo apesar de não fazer meu tipo!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frequentar bibliotecas é uma coisa que me agrada bastante também, Ana. Na que frequento sempre há aquele livro que eu estava procurando a tempo e que não achava nas livrarias. É bem assim né?

      Abraços!
      Vini

      Excluir
  8. Também prefiro o Poirot a Miss Maple, os crimes dele são mais "inteligentes", mas os dela são muito bons também. Eu adorei Convite para um homicídio, principalmente por ser inusitado um acontecimento desses. E o final eu não podia nem imaginar quem era o assassino.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, Sil!
      Concorda comigo também! Poirot com certeza é excepcional, os crimes relacionados com ele são mais desafiadores mesmo, mas Convite Para um Homicidio surpreende bastante! E você curte Sherlock Homes também?

      Um forte abraço!
      Vini

      Excluir
  9. Esse tem uma das personagens mais carismáticas dos livros da Agatha, a Dora <3

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.