domingo, 7 de abril de 2013

As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian por C.S. Lewis {Reli}

22225

Título original: Prince Caspian

Autor (a): C.S. Lewis

Editora: Martins Fontes 

Número de páginas: 215

Gênero: fantasia

Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo ao trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Susana, Emundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

É claro que acabei não me aguentando e tive que começar a reler todos os volumes da série As Crônicas de Nárnia. Aproveitei um super desconto que o Submarino fez e comprei o meu próprio volume único.

Decidi, entre todos os sete livros, começar com Príncipe Caspian porque era o que menos lembrava dos detalhes e de como C.S. Lewis caracterizava seus personagens que aparecem na obra. Mais uma vez pude me encantar ao me deparar com os quatro irmãos Pevensie; Pedro (O Grande Rei de Nárnia entre todos seus irmãos), Susana, Edmundo e Lúcia. O autor consegue fazê-los nos trazer um sentimento mágico de que, á qualquer instante, podemos ser chamados pelo grande Leão para a terra encantada de Nárnia. Sim, é facilmente (para aqueles apaixonados por fantasia) acabarem se apaixonando por este mundo novo, por esta nova realidade. Os viciados em fantasia vão se deliciar com os animais falantes, anões, gigantes, dríades e outras criaturas moradores de Nárnia.


Cronologicamente falando, Príncipe Caspian é o quarto volume da saga. Aqui é onde percebemos um amadurecimento, tanto nos personagens quanto na estória. Nárnia está em perigo novamente. Um homem tirano que se denomina rei da terra mágica comanda á mão de ferro todos os Telmarinos, raça de humanos vindos de Telmar. Foram estes que fizeram com que Nárnia perdesse sua beleza e virasse uma terra selvagem. E quem seria o Príncipe Caspian? Ele é o sobrinho de Miraz, o tirano rei. Caspian é um garoto sonhador que deseja saber (e acreditar) na antiga Nárnia, onde tudo não passava de animais falantes e pura magia. Por motivos ao decorrer do livro, Caspian se vê obrigado á pedir reforços por meio do desconhecido e é assim que os quatro antigos e nobre Reis e Rainhas de Nárnia surgem novamente para lutar contra o cruel império de Miraz e de todos Telmarinos (claro que contando com uma ajudinha de Aslan).


O final do livro, assim como o do filme, sempre me deixa um pouco emotivo. Há bastantes diferenças entre o livro e a versão adaptada para o cinema. Mas as coisas adicionais que o diretor põem na estória me agradaram bastante, e o melhor: eles conseguiram fazer isso sem mudar o rumo que o livro segue.

C.S. Lewis está sempre deixando em seus livros belos ensinamentos. A maioria vinda do Grande Leão Aslan. Indico a saga de sete livros para todos apaixonados por terras longínquas  para aqueles que querem ler algo novo, As Crônicas de Nárnia, com certeza, é uma ótima pedida.

18 comentários:

  1. Eu estou lendo esse livro no momento. Pra ser sincera já pensei em desistir de ler todos os livros. Acredita que não era bem o que eu esperava?
    Mesmo assim, continuo lendo, pretendo ler todos já que adquirir o volume único.
    De todas que eu li até agora, a que eu mais gostei foi O Sobrinho do Mago.
    Mais estou gostando dessa também, devido a ter mais aventuras deixa a gente mais empolgada pra ler.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany! Que pena que As Crônicas de Nárnia não te agradou muito.
      Mas fico impressionado com sua vontade de terminar a saga, isso aí! ;)
      O Sobrinho do Mago está entre os meus favoritos também, é ótimo saber como Nárnia foi criada.
      Espero que goste um pouco mais dos próximos livros.
      Abraços!
      :7

      Excluir
  2. Eu amei os filmes e tentei ler os livros, mas não deu. São muito diferentes!!! Mas que bom que você gostou!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes impressionam bastante.
      Pena que demoram tanto tempo para serem lançados :-S
      Obrigado pelo recado!

      Excluir
  3. Eu quero comprar este livro único - não tenho os avulsos - mas, ele é meio carinho, eu acho. kkk. Sem contar que não é das prioridades...
    Ótima resenha! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima dica, Gabriel: o Submariono está fazendo uma ótima promoção vendendo o volume Único apenas por 25 reais (comprei por aí). Deixo o link da compra do livro aqui: http://tinyurl.com/buwsc42
      Espero ter ajudado! :P
      Abraços!

      Excluir
  4. Vinicios, tudo bem?
    Tenho o volume único dessa serie e anda não o li rs
    Eu gosto muito dos filmes, mas ainda não tive a oportunidade de ler livro. Acho que vou fazer pelo menos com a primeira cronica rs
    Abraço e já segui o blog
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Lucas!
      Não leu? Ah, mas não há problema! As crônicas não são tão grandes, então podemos até ler dois livros ao mesmo tempo sendo um deles de C.S. Lewis.
      Vale á pena a leitura :D
      Abraços e obrigado pelo recado!

      Excluir
  5. Tbem tenho esse volume único mas até agora só li O Sobrinho do Mago e adorei, preciso ler os outros!!!! Parabéns pela releitura e pela resenhas.
    Gostei do blog e já estou seguindo. Te espero no meu blog Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey hey, Aline!
      O Sobrinho do Mago é minha terceira crônica favorita, perdendo só pra 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa' e 'A Última Batalha'. Fico muito feliz com o elogio sobre a resenha, obrigado!
      Um grande abraço, Aline!
      :-bd

      Excluir
  6. O Sobrinho do Mago é um dos meus favoritos. Depois vem A Ultima Batalha! Parabéns pela resenha! Gosto muito desta série!
    Um abraço.
    http://asluzesdesemtembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sobrinho do Mago é perfeito!
      Obrigado pelo elogio á resenha, não deixe de visitar mais o blog, será sempre bem vindo ;)

      Excluir
  7. Adorei a resenha, muito bem feita.
    Confesso que nunca li nada das Crônicas de Nárnia (e me sinto uma estranha por isso), mas fiquei curiosa depois de ler sua resenha, parece ter muita ação. Quem sabe, agora eu leia?
    Abraço.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey hey, Stéph!
      Sim sim, além de muita fantasia, As Crônicas de Nárnia também trás ação!
      Espero que goste! =7

      Excluir
  8. Olá!
    Ótima resenha e quero muito ler esse livro. Pelo que você disse, acho que vou gostar.

    Beijos,
    sonhando-com-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu também comprei o volume único! mas ainda nem tive tempo de ler. estou doida pra poder devorar esse livro!!! E eu, na minha santa ignorância huahuahua não sabia que Príncipe Caspian era como se fosse uma continuação!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Vinicius.
    Acredita que nunca tive muita vontade de ler os livros de Narnia? Mesmo sendo muito famoso e tendo um gênero do qual eu me interesso muito, nunca tive aquele gosto para ler. Já ouvi comentários tanto positivos quanto negativos, então acho que é isso que meio que me divide hehehe.

    Enfim, adorei aqui, parabéns.
    Sucesso sempre, beijos.
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei parceiro! Vim aqui de novo pra dizer que te indiquei pra um meme!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.