quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Esperança por Suzanne Collins

22222

Título original: Mockingjay

Autor (a): Suzanne Collins

Ano de lançamento:

Número de páginas: 421

Gênero: Ficção, ação, drama


Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos Jogos fez nascer á esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 

Uma leitura fascinante. Difícil (quase impossível para mim) dizer quais das três obras de Jogos Vorazes que acabou me agradando mais já que todas me conquistaram. No começo de A Esperança digo que fiquei um pouco receoso em achar este um pouco ''menos bom" relacionado com os outros. Isso porque este último livro da trilogia não tem a história muito voltada para os Jogos, mas sim para guerra final que se aproxima.

A Esperança se tornou também um dos meus livros favoritos. Com ele nós nos prendemos e sentimos que estamos lá do lado de Katniss durante a guerra. Ele é sedutor e vidrante, incrível e apaixonante. Tudo e muito mais. Não podia acreditar que Suzanne Collins seria capaz de fazer um desfecho para a trilogia como ela fez. Um desfecho perfeito nos deixando surpreendidos com a reviravolta da história. Ah, difícil alguém dizer que não gostou.

Um pouco diferente dos outros, este último volume da saga trás mais drama como nunca, não aquele drama típico de depressão e sofridão, mas sim algo melhor, algo do estilo Everdeen. Durante a leitura acabei ficando muito triste em alguns momentos enquando em outros a alegria me tomava por completo. Em A Esperança muitos personagens são cortados durante a guerra final, dentre eles aqueles de que mais gostamos. Não cheguei a chorar, mas me emocionei com os desfechos de alguns personagens. Vou sempre guarda-los na minha mente, porque eles também, a partir de hoje, já estão na minha lista de favoritos. Sei que um dia ainda irei ler toda a trilogia novamente apenas para voltar a rever essas belas criações de Suzanne Collins.

Ler rapidamente esse livro de 421 páginas é fácil. Isso graças a genialidade da escritora que encerra cada capítulo de uma forma surpreendente nos deixando impossibilitados de parar a leitura por ali e não ler mais um capítulo. Temos de lê-los para matar nossa curiosidade (mesmo que os capítulos sejam um pouco longos). Enquanto lemos metade do livro, já estamos com a intenção de nos surpreender quando as páginas finais do capítulo chegarem. Isso é mais uma qualidade da escritora.

O desfecho, como eu já disse, é inesperado. Suzanne Collins faz sua surpresa final durante as últimas páginas da trilogia. Peeta e Gale, qual dos dois Katniss escolherá? Esse é nosso pensamento durante o livro. Quais personagens continuarão vivos? Qual será o resultado da guerra contra a Capital? Serão os rebeldes os vencedores, ou será Snow? Todas essas perguntas são respondidas pela escritora da forma mais arrasadora possível. Digo e sempre direi que a história de Katniss virou algo sensacional, algo radiante, algo que queima em nossos corações.

11 comentários:

  1. Muita gente critica esse livro porque na certa esperava um final feliz, ou algo do tipo.
    Acontece que esse livro foi a genialidade da série. De início ele fica terrível porque a gente precisa saber onde está Peeta, e eu, pessoalmente, sinto muita falta dele na história.
    Mas depois de um tempo tudo pega ritmo e a pessoa fica desesperado por mais.
    É o melhor livro da série, e eu amo de paixão tudo o que envolve essa história.

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Carol! Estamos acostumados com Katniss e Peeta sempre juntos durante os dois primeiros livros e quando não vemos isso em A Esperança sentimos saudade do casal.
      Acho que mesmo o livro sendo um pouco triste, ele continua sendo tão bom quando os outros da trilogia.

      Adorei seu recado!
      Abraços!
      :D

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum dessa série!
    Esta nos planos para 2013!
    Beijinhos
    Rizia- Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá adorar, Rizia! É cheia de ação e romance.
      Abraços!
      =)

      Excluir
  3. A Esperança é o melhor de todos.
    É muito bom, super forte e emociante, o final foi demais.

    Abração!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso é muito mais!
      O final foi espetacular mesmo.

      Abraços
      :D

      Excluir
  4. Oi, Vini!
    Aaah, admito que não li a resenha porque A Esperança é a minha leitura do momento, e pretendo terminar sem me sentir influenciada e/ou preparada por nenhuma resenha, rs. Sobre o final, confesso que simplesmente morro de medo. Não curto o Peeta mas amo o Gale, então fico torcendo o tempo todo para que ele não morra. Veremos.
    Bom, mesmo sem ter lido a resenha, sei que está de ótima qualidade, como é de praxe por aqui :)

    Beijo!
    Larissa, Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Espero que acabe gostando do desfecho que Suzanne Collins da para a trilogia. Durante a leitura fiz o mesmo, torci e torci muito pelos meus personagens favoritos.
      Espero que não se decepcione com o final.
      E muito obrigado pelo elogio! :)

      Abraços!
      :D

      Excluir
  5. Vini,
    Sempre hesitei em ler esse livro mas, você sabe instigar! Tô muito tendente a tê-lo em minha estante, na fila de espera, por causa dessa sua resenha maravilhosa.
    Adoro o jeito como você escreve.
    Super abraço.
    Telma - Livro Com Dieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma,
      Sei que iria amar Jogos Vorazes, mais uma série que li, gostei, e sei que ainda relerei. Ela é arrasadora do jeito que nós gostamos.
      Aconselho ;)

      Abraços!
      :D

      Excluir
  6. Eu sofri demais com esse livro. Por ser o último e também por não acreditar em algumas coisas que aconteciam (Lê-se Prim e Finnick ç.ç), mas é um dos meus livros preferidos! Foi realmente inesperado o final e acho que a Suzanne acertou nisso. Ela chocou bastante gente.
    Bjs
    http://booksarebetterthanyou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.