quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os Crimes ABC por Agatha Christie

22224 

Título original: The ABC Murders

Autor (a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 1936

Número de páginas: 216

Gênero: Romance policial

O pequenino gênio Hercule Poirot desvenda uma série de assassinatos intrigantes. São assassinadas pessoas cujos nome e cidade onde moram estão de acordo com a ordem alfabética e, junto de seus corpos é sempre encontrado o guia de trens ABC. O mais estranho, porém essencial para a solução dos crimes por Poirot, é que o misterioso assassino sempre avisa o detetive quando irá matar suas vitimas indefesas. A polícia acha que Sr. Alexander Bonapart Cust é o assassino, mas Hercule soluciona esses crimes com um desfecho absolutamente incrível.
Spoiler em negrito

Um suspense atraente e que nos prende até as últimas páginas do último capítulo. Duvido eu alguém que tenha lido a metade de "Os Crimes ABC" e tenha parado por ali, porque simplesmente é impossível interromper a leitura até terminarmos o livro e descobrimos todo o mistério por trás da história. Mais uma leitura viciante da Rainha do Crime.

"Os Crimes ABC" se trata do confronto entre o assassino ABC e o incrível e sempre preciso Hercule Poirot. O livro conseguiu me recordar a série "O Mentalista" que também se trata do confronto entre a esperteza do detetive e a do vilão (Patrick Jane e Red John). Isso é o mais alucinante no livro, ver o assassino desafiando Hercule Poirot com suas cartas onde sempre se apresenta como 'Sempre seu, ABC'. Mas é claro que eu não poderia duvidar da capacidade do magnifico detetive belga que, novamente, consegue solucionar mais um caso me deixando mais surpreendido do que pensara eu ser impossível.
.
Digo que "Os Crimes ABC" foge bastante dos padrões dos outros livros de Agatha Christie, onde sempre são mostrados crimes isolados enquanto o deste os crimes envolvem coisas a mais. O assassino consegue se tornar famoso, tanto pelos seus assassinatos quanto pelas suas cartas e pelo seu jeito diferente de agir; matando pessoas seguindo a ordem alfabética dos seus nomes e dos lugares onde vivem. ABC virou um dos meus favoritos personagens de Christie. 

Os métodos de Hercule Poirot para conseguir solucionar o caso são excepcionais assim como tantos outros. Em "Os Crimes ABC", o detetive forma uma Liga com parentes ou pessoas chegadas das vítimas ABC para que possam capturar o assassino. Em todo o momento você pensa se entre um deles está o assassino ou se o mesmo está fora do circulo de suspeitos. Admito que consegui desvendar o mistério durante as páginas finais e acho que isso é a melhor coisa que pode nos acontecer nos livros da Rainha do Crime. 

Espero ainda encontrar tantos outros livros que tragam esses desafios para o detetive, simplesmente viciante! 

5 comentários:

  1. Ai, ai Vini, como eu adoro essa mulher!
    Já li alguns livros dela, menos do que gostaria, e gostei de todos!
    Realmente não tem nada melhor do que descobrir o assassino antes de nos contarem. Me sinto a garota mais intelectual do mundo. kkkkkk'
    Nunca li esse livro, mas lerei em breve. Tenho uma tia que tem quase a coleção completa da deusa do crime e deve (tem) que ter esse.
    Quando eu ler, volto aqui e comento!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rainha do Crime sabe mesmo encantar, Juliana.
      Admito que também me sinto uma pessoa com grande intelecto quando resolvo o mistério antes de Poirot rsrsrsrs.
      Ainda pretendo ler mais e mais da autora. Fico feliz que também aprecie seus livros =)
      Espero que goste de "Os Crimes ABC"!
      Obrigado pelo recado *-*
      Abraços!

      Excluir
  2. Cara, mais um livro para "Vou Ler" do Skoob ahsuhaush Muito bom ;)
    Abrç'z Parceiro \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, Deus, sempre que venho aqui lembro que preciso ler algo da Agatha! Que vergonha! Nora Roberts é outra que nunca ganha vez nas minhas leituras. Percebo que ando praticando uma espécie de bullying, isso sim, kk.
    Não adianta nem dizer que a resenha me fez pensar em começar a ler algo da autora por esse livro, porque isso sempre acontece. Acho que vou ter dificuldades pra escolher por qual começar :) Mas o problema mesmo será QUANDO começar. Preciso trabalhar nisso, rs.
    Beijinho, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs,
      quer uma dica para qual começar, Larissa? Comesse pelo "O Caso dos Dez Negrinhos" que é o meu favorito, sei que irá adorar!
      Espero que goste!
      Obrigado pelo recado!
      Abraços!
      :)

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :I :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.