sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mau Começo por Lemony Snicket

Desventuras em Série: Mau Começo44444

Ano de lançamento: 2001

Número de páginas: 148

Gênero: Aventura


Mau Começo é o primeiro de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam no primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica noticia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na contra capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere". 

Fazia alguns dias, eu e o Felipe Vicente estávamos na biblioteca do nosso colégio falando sobre livros (lógico). Falávamos sobre livros que nos marcaram, livros que nos deixavam alegres só de falar sobre eles e entre eles, é claro, eu não podia esquecer da incrível coleção de treze livros de Lemony Snicket; "Desventuras em Série". Fora muito bom recordar de como era ler as histórias chocantes que iam acontecendo com os jovens Baudelaire que eu lera na biblioteca da minha antiga escola, onde graduei-me no ensino fundamental. Então pensamos: Porquê não damos uma passada por lá? E foi o que aconteceu, e agora eu não pude me conter e tive de começar á reler essa magnífica coleção. 

Fora realmente muito prazeroso reler Mau Começo, o primeiro da coleção, e me recordar tudo sobre os acontecimentos da história. Voltar a rever Klaus, o amante de livros com uma inteligencia exorbitante, Violet, com sua incrível habilidade para criar invenções, e a pequena Sunny, a morde-tudo, a mais nova dos Baudelaire.

Toda a história desse primeiro livro começa logo depois que o sr. Poe, amigo dos pais das crianças, informa aos pequenos Baudelaire que a mãe e o pai de ambos foram mortos num terrível incêndio que destruirá toda sua casa. Agora órfãos, as crianças são levadas para a casa do terrível conde Olaf, parente distante das crianças, que irá fazer de tudo para roubar a herança que sobrara para Violet, quando a mesma completar dezoito anos de idade.

Lemony Snicket tem seu jeito de escrever diferente de todos os outros autores que já li, ao mesmo tempo que nos emociona, nos faz rir. Se em um momento você se entristece por acompanhar alguma desgraça na vida dos Baldelair, no momento seguinte irá rir muito dos devaneios  ironias e piadas de Lamony Snicket.

Além da ótima história dos livros, o filme também traz um grande sucesso. Se você já assistiu "Desventuras em Série" (o filme), você sabe do que estou falando, sou apaixonado pelo filme quanto sou pelas histórias do livro.

É claro que ainda pretendo reler todos os outros doze livros da coleção, pois não iria me contentar apenas com o primeiro. Aconselho a todos lerem essa fantástica coleção. Sei que irão gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar a vontade! Diga se gostou da postagem,
se ela te trouxe alguma inspiração ou coisa parecida!
Sempre irei responder os seus comentários!
O Um Jovem Leitor agradece.
Abraço a todos!
Vini.